Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jam Sem Terra

(MAS COM AS RAÍZES DE SEMPRE)

Jam Sem Terra

(MAS COM AS RAÍZES DE SEMPRE)

E fiquei... "Pela noite dentro"

João-Afonso Machado, 28.05.25

CAPA J.XÃ.jpg

O nosso Amigo José da Xã (do blog Lados ab) em grande momento literário! De resto, lançado a primor pela arte da Olga Cardoso Pinto (blog A Cor da Escrita) desenhando a capa onde a luz amarelece num candeeiro só do leitor e tudo tem o seu início, e prossegue - Pela noite dentro, a nova colectânea de contos do José da Xã.

O qual José da Xã gosta de escrever e gosta de publicar, gosta que gostemos do que sai do seu labor.

Pois desta feita, meu caro José, foi em cheio. Desde logo pela felicidade na construção dos cenários, vale dizer, pelo conhecimento dos lugares e pela riqueza lexical; pela memória de um passado nem por isso recente... Depois, pelo demonstrado bem lidar com o ethos rural e pela noção dos muitos cambiantes do Destino; quase afirmaria, cada conto cada surpresa no seu desfecho.

Uma palavra final para o mais extenso deles, Os Felícios, sátira felicíssima de uma família perdida na grande e venenosa mole urbana - quando seria, sem dúvida, muito mais feliz a cavar batatas na aridez do nosso Interior sem rede telefónica. É preciso saber ir à cidade, meu Amigo, levar o espírito bem aprovisionado de observação e de munição contra os desaforos...

Parabéns, José da Xã. E é para continuar, caríssimo, só pode ser para continuar...

 

18 comentários

Comentar post