Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jam Sem Terra

(MAS COM AS RAÍZES DE SEMPRE)

Jam Sem Terra

(MAS COM AS RAÍZES DE SEMPRE)

"Valsa a bordo" (bis)

João-Afonso Machado, 23.01.23

187.JPG

Se me é permitido aconselhar, busquem no You Tube o Take This Waltz do Leonard Cohen. De preferência na versão ao vivo do concerto em Londres, ou mesmo no de Dublin. Em ambos, a mais bonita valsa, o final do espectáculo, Leonard Cohen, já de idade, apresentando depois os seus músicos, que são vários, dando primazia à guitarra portuguesa tocada por Javier Mas. E ainda, além dos outros, a sua «collaborateur, the incomparable» Sharon Robertson.

Leonard Cohen sai, dançaricando pelo fundo do palco. Mas deu-me o bastante para me encantar com o lá-lá-lá de Sharon Robertson. Isto há mais de dois anos. E desafiei-a, então, para a "Valsa a bordo" que para ela escrevi:

 

«Viagem futura cuidando marés,

dia imenso de altura e cidade, vais flutuando

no cais por onde és

em sonhos sem idade ou abrigo,

somente trepando comigo

elevadores arfando de amores…

 

E vamos e vamos de gala vamos,

por fim o baile querida,

por fim esta valsa nossa vida,

 

poisa por fim o xaile,

a tua mão em meu ombro caída

e a outra entre a minha

de braços girando em vaga marinha,

 

dançando, dançando, dançando,

sempre sempre volteando

até um dia, essa melodia,

esse dia - até quando?».

 

Hoje ainda a danço com Sharon nos pés tristes do meu espírito. Publiquei-a em casa blogger que habitei até 2020. Mas prosseguirei, tempo fora, com essa mulher fascinante que no limite das palavras haverá sempre de lançar o seu olhar dengoso e repetir um eterno, melódico, - Lá-lá-lá.  Dedicado a mim, é claro.

 

 

18 comentários

Comentar post